Gorillaz - Kids With Guns
o

Gorillaz
Kids With Guns

12/11/2016

Sensíveis acessos

Intervenção artística proposta pelo Ponto de Cultura ECOAR - Educando com Arte

O Ponto de Cultura ECOAR -Educando com Arte- está preparando uma intervenção a ser realizada em alguns municipios: "Sensíveis acessos". O trabalho visa a construção de uma cartografia afetiva dos territórios e também a provocação do direito do espaço público, principalmente para aqueles que estão excluidos de toda e qualquer forma de expressão. Seus integrantes estão em residência há quatro anos com a rede de saúde mental, onde trabalham diversas ações relacionadas à temática. Em São Pedro da Serra (Nova Friburgo) acontecerá no dia 12/11, a partir das 17 horas, com a participação de muitos colaboradores.

O  projeto Poéticas Invisíveis, realizado pelo Ponto de Cultura Ecoar, tem como objetivo pesquisar, elaborar e materializar conjuntamente com os usuários da rede de saúde mental, um processo de sensibilização artística e expressiva, gerando intervenções artísticas. Esta atividade teve inicio em 2012, com intuito de validar novos parâmetros de relação entre o mundo e seus cidadãos-atuantes, seja na esfera da sanidade mental ou não, tendo como ponto de partida o contato com o corpo e  a cidade. O procedimento de convívio, contato com a intenção de criar laços, assumir responsabilidades, garantir liberdade (nos laboratórios investigativos e visita aos logradouros) expõe a perspectiva colaborativa e pluralizada das funções dos participantes e das autorias.

Dança Contemporânea, na rua no agora. 

Dançar é também um modo de existir. O uso do verbo nessa definição quer falar sobre a maneira como essa existência se dá. Gerando, criando realidades diversas. A ideia é iniciar a intervenção saindo da Casa dos Saberes e seguir até o coreto, com o mapa móvel. Chegando lá, farão pequenas encenações, que devem totalizar dez minutos, e em seguida será exibido um vídeo dança com a a participação de alguns alunos e equipe, produzido  e dirigido por Gustavo Gelmini.

Após a exibição do vídeo haverá uma pequena roda de conversa visando compartilhar experiências que invistam na democratização, nos direitos humanos e nos acessos aos territórios.

Outras informações: carlastrachmann@gmail.com