Bondesom - Vim de Lá
o

Bondesom
Vim de Lá

19/04/2017 a 30/04/2017

Teresópolis

8h

Gratuito

Asas da liberdade

Exposição da artista carioca Jane Maria Machado

Segundo a artista plástica Jane Maria Machado, nascida no Paraná em 1956, mas vivendo e trabalhando no Rio de Janeiro há muitos anos, o objetivo de sua instalação é a interação e participação do público com as obras de arte, desempenhando uma mudança comportamental em seus participantes e compreendendo a importância da liberdade dos pássaros, através da transformação da roupa e do ato de vestir em experiência artística. Formada por 15 peças suspensas – vestidos -, a manifestação artística contemporânea acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e está aberta à visitação até 30 de abril.  

No que se refere à sustentabilidade do projeto, Jane diz que a ideia é desenvolver técnicas de aplicações sustentáveis aos materiais descartáveis na criação de peças com design e exclusividade, incentivando o consumo de moda consciente.

Jane explica que “Asas da Liberdade” se inspira no fato de que os pássaros, ao serem retirados da natureza e aprisionados, não mais dispersam sementes de árvores, não fecundam as flores, e, portanto, afetam o ecossistema. A artista completa que sua instalação também se inspira na figura feminina.  

Esta não é a primeira vez que Jane expõe em Teresópolis individualmente: foram duas exposições no Sesc e uma na Feso Proarte. Também realizou um desfile de moda em 2010, sempre com a temática da reciclagem e da sustentabilidade. A artista ainda participou do Salão Vip do Sebrae na Fashion Rio, em janeiro de 2008, na Marina da Glória, com exposição de peças e oficina sobre técnicas de reciclagem.

A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, em Araras, e abre todos os dias, das 8h às 20h.