Rádio fora do ar!
o

Rádio fora do ar!

20/09/2017 a 30/09/2017

Acianf

9h

Gratuito

Bandeiras de Rua

Arte e memória de São Pedro da Serra

O Espaço Cultural Acianf abriga no momento a exposição “Bandeiras de Rua”, coordenada pela pintora Cecília de Castro Pinto. Fruto de ampla pesquisa e da experiência dos artistas envolvidos, moradores de São Pedro da Serra, a exposição traz à Associação Comercial Iindustrial e Agrícola de Nova Friburgo 21 painéis de colagens sobre madeira que reúnem aspectos e saberes do atual 7º Distrito de Nova Friburgo. A equipe buscou a aproximação com o presente para destacar as referências ainda vivas sobre o lugar e sua particularidade, através da Arte integrada à paisagem cotidiana, reafirmando a força daqueles que chegaram a Nova Friburgo há séculos e a de seus descendentes. Nas Bandeiras foram usadas fotos de arquivos e da comunidade, pinturas próprias e imagens simbólicas, em composições criadas para traduzir em cor e movimento as vivências do lugar. Uma peça síntese dos espaços e eventos culturais da Vila de São Pedro, pintada a óleo por Sarlanga, também está exposta. 

A técnica de colagem, intuitiva e popular, ganhou através do trabalho de Cecília de Castro Pinto composições cuidadosas e harmoniosas. A colagem foi retomada como técnica pelos Cubistas, ganhando galerias e projeção internacional.

A pesquisa baseou-se em obras sobre a região, conversas com moradores e entrevistas direcionadas, além de documentos de arquivos, como os da Fundação D. João VI. A pré-exposição foi realizada este ano na vila, antes pertencente administrativamente à Lumiar, para a comemoração dos 30 anos de criação do Distrito de São Pedro da Serra. As Bandeiras de Rua serão fixadas nas fachadas das casas da vila de São Pedro, após deixarem a Acianf. Esta exposição se insere nas comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo. Vivem em maioria na vila de São Pedro, descendentes dos imigrantes, boa parte vinda de Hessen. Estes imigrantes juntaram aos portugueses e negros, cuja presença está registrada pela venda da Fazenda São Pedro a três suíços, da Colônia, em 1823.

Realização: Acianf
Curadoria:  Élica Estebanez
Artistas plásticos: De Castro Pinto, coordenadora; Isabel Perdeneiras e Salanga, convidados.
Pesquisa: Maria Lucia Martins

Local: Av. Alberto Braune 111 – Sobrado – Centro
Horário de visitação: Segunda a Sexta-feira, 9h às 16h