Heraldo do Monte - Rancho Fundo
o

Heraldo do Monte
Rancho Fundo

07/12/2017 a 22/12/2017

Usina Cultural

13h

Gratuito

Arte das Marias

Maria Cristiane e Maria Cecilia

A Energisa e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho convidam para a exposição "Arte das Marias", de maria Cristiane e Maria Cecilia.

Até 22 de dezembro de 2017, de terça a sexta-feira, das 13h às 18h.

Galeria da Usina Cultural Energisa - Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro - Nova Friburgo / RJ

 

Elas vieram do mar e encontraram na serra (Lumiar) a inspiração para criar uma paleta de cores, formas e movimentos que expressam a natureza pulsante das florestas, do céu e das formas de vida da Mata Atlântica, de Nova Friburgo. A exposição de Maria Cecília e Maria Cristiane é um encontro de referências, do mar com a serra, do urbano com o rural, do Sudeste com o Norte, da história com o acaso.

Maria Cecília Ottoni apresenta uma série de aquarelas abstratas com relevos tridimensionais e composição de cores que passeiam entre os tons terrosos da mata e o azul marítimo. Artista carioca, tem na sua trajetória a passagem pela Escola de Artes Visuais, do Parque Lage, o Centro de Pesquisa de Artes de Ipanema, Atelier de Artes Plásticas de Hélio Rodrigues, Oficinas com Maria Teresa Vieira, Núcleo de Arte da Urca, entre outros.

Maria Cristiane da Costa apresenta uma coleção de mandalas inspiradas em elementos da natureza com tons que remetem à terra, ao fogo e à floresta. Inspiradas em formas geométricas, com referências na tecelagem. A experiência em tecer mandalas remonta ao sentimento de interligação entre o homem e o universo e à ideia de totalidade. No Cosmos, como na vida humana, tudo está ligado através de uma teia invisível. Nos mitos de origem, a tecelagem aparece como um símbolo recorrente da criação, tanto do universo como da vida humana. Artista potiguar, graduou-se em História pela UFRJ, estudou História da Arte na UERJ e realizou seu mestrado na UFF. Também passou pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Essa seleção apresenta ainda uma série de desenhos em aquarela e nanquim com delicadas formas femininas e elementos da natureza.

O Encontro das Marias é um mergulho no universo feminino, na delicadeza de traços, na força das cores, nas referências sagradas, nas múltiplas formas de expressão, técnicas em materiais de suporte.