Boston - Don't Look Back
o

Boston
Don't Look Back

07/09/2017 a 10/09/2017

Suspiro

10h

Gratuito

Negócios Sustentáveis

Agricultura Orgânica, Construções Sustentáveis, Eficiência Energética e Moda

Entre os dias 7 e 10 de setembro (quinta-feira a domingo), o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ realizará gratuitamente uma série de eventos voltados para o público participante do 2º Festival da Sustentabilidade de Nova Friburgo. O evento, que acontecerá na Praça do Suspiro, local que hoje é símbolo do processo de reconstrução da cidade após os eventos causados pelas fortes chuvas em 2011, será aberto ao público.

No local, a instituição promove gratuitamente no ‘Espaço Sebrae de Negócios Sustentáveis’ palestras, oficinas, workshosp e seminários sobre vários segmentos ligados ao tema, entre os quais: agricultura orgânica, construções sustentáveis, eficiência energética e moda.

De acordo com Tiago Schott, analista do Sebrae/RJ, a ideia é fazer com que o local do evento seja transformado, durante os dias do festival, em um espaço de aprendizado, reflexão, trocas de saber, união e alvorada ecossustentável. “Este ano queremos estimular o debate entre as pessoas, os profissionais, as universidades, os órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas. Seja através de mesas redondas, palestras, oficinas, workshops e seminários. É importante que assuntos dessa natureza sejam abordados com a sociedade e entre seus componentes, pois acredito que essa seja uma das formas mais produtivas de gerarmos bons frutos para as futuras gerações. É repensando o presente que podemos fazer um futuro melhor, mais produtivo e seguro para nossa sociedade”, destaca.

Programação:

No dia 7 de setembro (quinta-feira) o Sebrae realizará em seu Espaço de Negócios Sustentáveis três palestras de Agricultura Orgânica, cujos temas e horários serão:

10h às 11h – Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Orgânica;

14h às 15h – Tendências do Setor de Orgânicos: Oportunidades para Negócios;

15h às 16h – Produção Orgânica no Estado do Rio de janeiro: Oportunidades e Desafios.

No dia 8 de setembro (sexta-feira), é a vez da “Oficina de Moda – Retalhos Cariocas”, que acontecerá das 13h às 14h. A iniciativa faz parte de um projeto que enfatiza o empoderamento feminino, aliado aos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento de potenciais humanos como fonte de realização de mudanças sociais.

A oficina também aborda o trabalho com tecidos, entre outros materiais reaproveitados, como pets, tampinhas de garrafa, banners e cones de linha, que auxiliam na criação de peças exclusivas e de qualidade.

No dia 9 de setembro (sábado), o Sebrae/RJ tratará do tema Construções Sustentáveis, com as seguintes palestras:

10h às 11h – Certificação verde para edifícios;

15h às 16h – Arquitetura Bioclimática.

Nos dias 8 e 9 (sexta-feira e sábado) o Espaço Sebrae de Negócios Sustentáveis também abordará outros assuntos com questões ligadas à eficiência energética e realizará os seguintes eventos:

08/09

10h às 11h – Seminário: Oportunidades Energia Fotovoltaicas;

14h às 18h – Workshop de Eficiência Energética

09/09

12h às 13h – Palestra: Redução de Energia Elétrica utilizando a luz solar

As inscrições para toda a programação acima podem ser feitas no próprio Espaço Sebrae de Negócios Sustentáveis, ou no endereço eletrônico: www.festivaldasustentabilidade.com.br/sebrae.

O 2º Festival da Sustentabilidade de Nova Friburgo, que acontecerá na Praça do Suspiro entre os dias 07 e 10 de setembro das 10h às 0h, é uma realização do Instituto Pindorama de Preservação Ambiental & Educação Ecológica juntamente com a BR4, que recebe apoio da InterTV e Sebrae/RJ.