Black Rivers - The Ship
o

Black Rivers
The Ship

Festival de Truta em Nova Friburgo

17ª edição

Nova Friburgo sedia o Festival de Truta durante todo o mês de novembro


Restaurante O Bode Expiatório

 

Nova Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro, já é conhecida como a Capital da Truta, e possui identidade histórica com a atividade. A cidade se destaca como o maior produtor do estado, produzindo em média 3,5 toneladas por mês, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Anualmente, em novembro, é promovido o festival com a participação de diversos restaurantes, que neste ano está em sua 17ª edição. Além dos chefs prepararem pratos especiais para o período, muitos ensinam as suas melhores receitas à base de truta.

Participam do Festival de Truta 25 restaurantes, que estão preparados para aceitar reservas, considerando que no mês de novembro há dois grandes feriados e porquê o clima de horário de verão convida a curtir a gastronomia harmonizada, como os chefs costumam dizer, com o clima de montanha, que só Nova Friburgo tem, além das cervejas artesanais, que vêm se destacando no cenário nacional.

O Festival de Truta é uma realização do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, que conta com o patrocínio do Sebrae e da Águas de Nova Friburgo, parceria da Prefeitura de Nova Friburgo e Acianf (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) e apoio da Faol, Rota 116, AquiSerra (Associação dos Aquicultores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro), Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Grupo Saf, Friburgo Shopping e Beer Aliance.

Truticultura na Região Serrana

A Truticultura na Região Serrana Fluminense se caracteriza como piscicultura de pequena escala, com tanques em sistema de raceway e condições artesanais de produção. Entre 2016 e 2017 a Fiperj - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - cadastrou 21 truticulturas, sendo 12 em atividade, 6 inativas e 3 em processo de instalação. No entanto, apenas 4 truticulturas possuem capacidade de produção acima de duas toneladas.

Os dados estatísticos de produção na Região Serrana Fluminense, levantados pela equipe Fiperj/Regional Serrana entre 2012 e 2016, apontam que a produção está estabilizada em torno de 5 toneladas mês, sendo Nova Friburgo o município de maior produção (média de 3,5 toneladas mês). A região, no entanto, vem apresentando sinais de fortalecimento da sua capacidade produtiva e projeta perspectiva de crescimento.

Levantamentos históricos apontam que a primeira introdução de trutas em rios do Brasil ocorreu em São Paulo no ano de 1949. Porém, logo em seguida, em 1952, foram feitas introduções de trutas na bacia do Rio Macaé, em Macaé de Cima (Nova Friburgo). As primeiras truticulturas comerciais do município datam da década de 70. O primeiro festival de truta do município data do ano de 1996, desde então já foram realizadas 16 edições do festival.

Segundo Marcelo Menezes Pereira, Extensionista da FIPERJ / Escritório Regional Serrana, “Atualmente, os truticultores da região trabalham em conjunto para garantir a qualidade da truta produzida e a sustentabilidade ambiental da produção. Se associaram a AquiSerra - Associação de Aquicultores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro - e seguem práticas de produção pautadas em princípios de produção responsável, como: responsabilidade com bem estar do animas; controle do ambiente sanitário da criação; controle das condições sanitárias de abate e processamento; responsabilidade com a segurança alimentar do produto final; responsabilidade ambiental; responsabilidade social; e controle dos dados de produção”. Ainda segundo Marcelo, o estatuto da AquiSerra prevê que os truticultores associados e comprometidos com práticas de produção responsável serão diferenciados dos demais pelo direito de uso da marca TNF.

Curiosidades:

Em função dos dias mais curtos e baixas temperaturas, a truta arco-íris se reproduz mais intensamente no inverno.

A truta pode chegar a pesar até 4 kg, mas para sua comercialização, o produto eviscerado deve ter 330 gramas e o filé 240 gramas.

O município de Nova Friburgo conta em seu calendário oficial com o Dia da Truta, que é comemorado no segundo sábado do mês de junho. 

 

SERVIÇO

Festival de Truta 2017

Durante todo o mês de novembro

Nova Friburgo/RJ

http://festivaldetruta.com.br/